terça-feira, 14 de junho de 2011

14 de Junho - Filme "O Concerto"

Queria hoje falar aqui de um filme a que assisti dia desses e que achei muito legal! Como não é um filme de Hollywood, pode ter passado despercebido por muita gente. O nome é O Concerto (Le Concert) e é uma produção conjunta de um bando de países (Bélgica, França, Itália, Romênia, Rússia). A direção é de Radu Mihailean.
O filme conta a história de um maestro russo, chamado Andrei Simoniovich Filipov (Alexei Guskov), uma lenda-viva e que foi banido pelo regime. Trabalha como faxineiro do Teatro Bolshoi. Um dia intercepta um convite pra orquestra do Bolshoi tocar no Châtelet Theater, em Paris. Aí começa o filme, quando ele reúne antigos músicos (muitos deles bêbados, velhos, acabados) pra fazer este concerto. Muito divertido e a música é ótima!
Junte-se a isso a história de uma belíssima violinista, chamada Anne-Marie Jacquet (Mélanie Laurent), que vai redimir o maestro.







Passei minha vida escutando música clássica. Minha mãe é pianista profissional e desde que nasci convivi com gente ensaiando em casa, sempre fui a concertos, cansei de acompanhá-la em viagens onde ela fazia a correpetição com violinistas, flautistas, violoncelistas, cantores, etc. Muita gente torce o nariz pra música clássica, mas há hora e momento pra tudo.Não se pode desprezar tantas músicas belas que tantos compositores fizeram ao longo dos séculos. Vale uma chance, sempre. Um filme assim pode ser um bom começo...

Segue o trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário