terça-feira, 12 de julho de 2011

12/07/2011 - Meia-Noite em Paris



Tinha tentado assistir há duas semanas ao Meia-Noite em Paris, do Woody Allen. Mas o Cinemark não ajudou! A sala tava sem som, ficaram naquele acende e apaga as luzes, até que me emputeci e saí. O filme tem que começar a criar o clima já nos trailers, e eles não ajudaram em nada. Ontem fui a outro cinema e, enfim, consegui.

Sou fã de uma boa comédia-romântica, o que já confere todo um viés à análise. Mas o filme cumpre muito bem o que o gênero promete, aliando-se , também, a um tom "cabeça", bem ao estilo Woody Allen.

Os cenários são muito belos. Se bem que, pra deixar Paris feia o cara tem que ser muito ruim, o que, convenhamos, não se aplica ao diretor em questão. Mas o ponto forte são o argumento e as atuações, especialmente do Owen Wilson (quem se lembra dele em filmes como Zoolander vai estranhar o jeito comportado).

O filme trata da arte de escrever, sob a ótica da angústia que acomete o escritor em relação à qualidade de sua obra. No caso, um escritor iniciante. Gil (Owen Wilson) é um roteirista de Hollywood bem sucedido, que tenta partir pra escrita de romance e, enfim, largar o mundo do cinema. Em dado momento, a noiva e um ex-namorado da noiva pedem pra ler o manuscrito, mas ele não mostra de jeito nenhum. Só quem escreve sabe como é difícil a exposição do trabalho antes de termos por completamente pronto.

E, como num passe de mágica, ele tem contato com seus grandes ídolos (Scott Fitzgerald, Hemingway, T.S.Eliot, Picasso, Cole Porter, Toulouse Lautrec, Buñuel, Degas, etc.), todos atores muito parecidos com os "originais". E estes "encontros" o libertam como escritor, são reveladores.

Claro que, no final, como boa comédia-romântica, ele se vê com um novo par. Uma vendedora de antiguidades que gosta de Cole Porter e é linda. Mas tem que ter, senão não é uma comédia-romântica.

Uma coisa me incomodou: a música. Ok, a música é totalmente Paris. Aquele acordeon, gaita-ponto, realejo, harmônica, sei lá o nome, encheu o saco num dado momento. A música era a mesma e toda vez que ela voltava eu queria morrer. Mas... pulemos este pequeno detalhe.

Ficha Técnica:

Título original: (Midnight in Paris)
Lançamento: 2011 (EUA, Espanha)
Direção: Woody Allen
Atores: Owen Wilson, Rachel McAdams, Kurt Fuller, Mimi Kennedy.
Duração: 100 min
Gênero: Comédia Romântica



 Segue o trailer do filme:
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário