sexta-feira, 15 de julho de 2011

15/07/2011 - Aniversário de uma pancada de músicos hoje!

Hoje, 15 de julho, é um dia recheado de aniversários de músicos.

Pra quem acredita em astrologia, deve ter alguma coisa a ver. Netuno em conjunção com Plutão na casa 6, com o ascendente em câncer e o descendente sei lá onde, deve ter alguma influência nisso. Vai ver que quem nascer hoje terá propensão a enveredar pelo lado da arte. Mas como eu também não sou lá muito crente dessas coisas, deve ser só coincidência mesmo.

Só pra citar alguns, vão: Marky Ramone (dos Ramones), Ian Curtis (do Joy Division), Joe Satriani (o guitarrista), Samuel Rosa (não preciso explicar quem é!) e Raymond Toro Ortiz (do My Chemical Romance). Os três primeiros nasceram, inclusive, no mesmo ano.

O bonitão aqui do lado é o Marky Ramone, baterista dos Ramones. Um dos meus favoritos, justamente pela tosquice e simplicidade do que fez. Provou que não precisa saber lá muita coisa (juntamente com o resto dos Ramones) pra ter uma das maiores bandas de todos os tempos. O estilo "reto, quase sem viradas" é perfeito. Não precisaria mesmo fazer muitas viradas, afinal de contas as músicas dos Ramones são assim mesmo: três acordes e pronto.

Em seguida, o deprê do Ian Curtis


Não adianta, eu não gosto. Tudo bem, tem seu papel na história do rock, mas não é nem de longe dos meus preferidos. Comparando com os Ramones, pura diversão, o Joy Division é muito chato. Mas vá lá... vale o registro.

Já o Satriani é daqueles guitarristas do tipo virtuosos, que, às vezes, são meio chatos também. Mas o cara toca demais. E é super eclético, não é repetitivo. Tem um repertório de estilos e efeitos que tem seu valor. Na minha opinião, não é pra qualquer hora, mas às vezes dá pra escutar na boa. Como som de estrada, numa viagem longa, vai muito bem.

O Samuel Rosa... bom, falar o quê do cara? Sou fâ confesso dele. Canta bem, ótimo guitarrista, tem uma noção de melodia como poucos. E tem o domínio completo e irrestrito da massa. Poucos vocalistas no Brasil têm a empatia que esse sujeito tem com a galera. E são tantos sucessos que não dá mesmo pra dizer que o Skank não está na lista das 5 maiores bandas que o Brasil já teve.

Por fim, o Raymond Toro Ortiz, que quase ninguém conhece. Mas é o guitarrista do My Chemical Romance, que acho uma banda muito boa. Eles têm um disco chamado The Black Parade, que é como uma Ópera-Rock e que acho muito foda! Um dos discos que mais escutei há uns anos. Pra quem não conhece, vale a pena dar uma olhada.


Bom, um pouco de cada um dos aniversariantes do dia:

Sheena is a Punk Rocker


Ian Curtis dançando - "epileptic dance" (alguém aí se lembra do Renato Russo e do Arnaldo Antunes no palco? Igualzinho! rs)



Joe Satriani - Flying in a blue dream




De Repente ao vivo no Mineirão


My Chemical Romance - Welcome to the black parade (essa música é muito foda!)



Um comentário:

  1. Nossa, não sabia que todos faziam aniversário no mesmo dia.
    Que dia bom pra o rock, um dia pra muitas comemorações.

    ResponderExcluir