segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Feliz Natal !


O natal é um dia especial, a meu ver, especialmente por ser um momento de reflexão. A data do calendário nem é o mais importante, porque, na verdade, deveríamos fazer o natal diariamente, nas nossas ações, nos nossos comportamentos com os outros, na forma como encaramos nosso compromisso com o próximo. O presente é importante? Sim, mas não me refiro ao presente material, e sim o tempo presente. Se olharmos para o presente com a cabeça no futuro, certamente nos preocuparemos em deixar um mundo muito melhor para aqueles que virão. Nossos filhos, netos, tantas pessoas que nem nasceram ainda.

Que o espírito do natal seja uma constante na vida de cada um, que sejamos a cada dia melhores pessoas, longe das confusões, das drogas, da violência física e mental. Que respeitemos as individualidades, que sejamos tolerantes com as diferenças. No fundo, somos todos iguais, não é mesmo? 

É tão bom quando nos sentimos queridos pelos outros, quando percebemos que temos uma mão para nos ajudar, quando passamos por dificuldades e podemos contar com uma palavra amiga... Por que não, então, fazermos isso também pelos outros? Uma simples palavra, muitas vezes, é suficiente para mudar um momento, um dia, a vida de alguém. Pratiquemos todos os dias este "exercício" e, certamente, o mundo será um lugar melhor. Afinal de contas, aqui é nosso lar, o lugar que conhecemos, que devemos respeitar e cuidar. Cuidemos de nós, juntos, e tudo sempre vai dar certo.

Feliz natal para todos!

(Maurício Gomyde).

Um comentário: